segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Três Novos Simbolos Maçónicos

Meu querido Irmão, hoje tiveste o conhecimento de mais três novos símbolos maçónicos, são eles: a Estrela Flamejante, a letra “G”, e a Pedra Cúbica.

Quanto à Estrela Flamejante, também conhecida como pentagrama, posso informar-te: que os primeiros maçons aceites, de todo o século XVII e de metade do século XVIII, assim como os antigos maçons operativos, não conheciam o pentagrama como símbolo maçónico, já que os símbolos maçónicos tradicionais são representados por objectos ligados à arte da construção e, utilizados na Maçonaria Operativa, donde a Maçonaria especulativa deriva. Aliás, a Estrela Flamejante não é um puro símbolo maçónico, dado que tem a sua origem na magia e, desde os mais remotos tempos a ela está ligado. Só em meados do século XVIII, na França, a Estrela Flamejante foi introduzida na Maçonaria, pelo barão de Tschoudy, segundo alguns textos maçónicos, também conhecido por ter estado ligado ao ocultismo. E, por este facto, o cuidado especial que se deve ter na sua colocação, uma vez que sendo a Maçonaria uma Arte Real e uma obra de luz, a Estrela Flamejante, em forma Pentagonal, logicamente, tem a sua única ponta voltada para cima, onde nela se inscreve a figura humana, cujo significado representa os atributos da alta espiritualidade humana. Por outro lado, a posição invertida, inscrevem-se nas suas cinco pontas, um homem de cabeça para baixo, ou a cabeça de um bode, cuja representação, em ambos os casos, são os atributos da animalidade e da materialidade.

A Estrela Pentagonal, também designada por Pentalfa, palavra formada por penta (cinco) e alfa, a primeira letra do alfabeto grego e letra inicial dos vocábulos gregos utilizado para designar: ver, ouvir, meditar, bem agir e calar (ATREO, AISTO, ADALESQUE, AGATOPOEIRO, ABAQUIDZI) e, cujo símbolo é a Estrela Flamejante, que representa as cinco virtudes que devem ornar o Companheiro Maçom, o qual deve ser amável, benéfico, incorruptível, casto e severo (AGANETOS, AGELASOS, AGATHOERGOS, ADIAFITHORTOS, AGNOS). Aliás, qualidades que faz com que a Estrela Flamejante seja também o simbolo da chama interior que habita no coração do maçom, a voz interior que lhe filtra todas as acções e pensamentos e que por consequência desta acção os transforma em deuses em potência e em acção.

Quanto à letra “G”, sabemos que surgiu no alfabeto latino na segunda metade do século V e, na sua origem, é visivelmente uma simples modificação do “C”, que no latim, podemos encontrar empregue indiferentemente, como em Caius ou Gaius, Cnoeus ou Gnoeus, significando assim para a antiga Roma, o mesmo valor fonético do C. Quanto ao significado da letra “G” para a Maçonaria, tem sido um tema muito discutido, já que alguns autores maçónicos são unânimes em afirmar que a letra “G” é um enigma maçónico, que admite diversas interpretações e comentários, alguns deles fantasiosos, mas que na verdade este simbolo constitui um verdadeiro mistério que nem os mais cultos e sábios Maçons conseguem decifrá-lo. Todavia, vou tentar desvendar qual é o seu provável significado para os Maçons: ora sabemos que a letra G, é a sétima letra do alfabeto latino, posição que por si só lhe confere vários significados. Contudo, em termos puramente maçónicos, por ser a inicial das seguintes palavras, cujo significado é considerado de grande importância para os Maçons, a letra “G” passou a ser um dos seus principais simbolos:

Gravitação: Que é a força primordial que rege o movimento e o equilíbrio da matéria;

Geometria ou a Quinta Ciência: Que é o fundamento da ciência positiva e, que simboliza a ciência dos cálculos, aplicada à extensão, à divisão de terras;

Geração: que simboliza a vida, por perpetuar a série dos seres. Deste modo significa a Força Criadora que se encontra no centro de todo ser e de todas as coisas;

Génio: que é a inteligência humana a brilhar com o seu mais vivo fulgor;
Gnose: que é o mais amplo conhecimento da moral, o impulso que leva o homem a aprender sempre mais e, que é o principal factor do progresso;

Glória: a Deus;

Grandeza: do homem, a maior e mais perfeita Obra da Criação;

Gomel: Uma palavra hebraica que exprime os deveres do homem para com Deus e para com os seus semelhantes.

Muitas outras palavras iniciadas por “G” poderiam ser encontradas.

Por outro lado, no centro da Estrela Flamejante, podemos ver a letra “G”, e neste caso em particular, o melhor significado para a letra “G” seria a “Gnose”, ou seja, o CONHECIMENTO, porque God, Gud, Geração, Gravitação, Geometria, Génio, Glória, Grandeza, etc.., começam realmente por G, mas apenas em certas línguas, pois em muitas outras poderá não corresponder ao mesmo significado que se atribui, como é por exemplo o caso: do “G” ser em países anglo-saxões a primeira letra do nome de Deus como: Gott, na Alemanha; God, na Inglaterra e Holanda; Gud, nos países escandinavos e Gad na Síria e na Pérsia ser Goda e, em Portugal, como nos países latinos Deus, começa pela letra “D”. Já os gnósticos (conhecedores ou clarividentes) possuidores da Gnose ou verdadeira ciência têm a mesma inicial em qualquer parte do mundo.

Todavia, apesar desta universalidade, por ser Maçom e português a letra “G” que é colocada no centro da Estrela Flamejante, tem o significado de GLÓRIA, GRANDEZA e GEOMETRIA, Glória, para Deus; Grandeza, para o Venerável e Geometria para os outros irmãos.

Quanto à Pedra Cúbica, esta simboliza a obra prima final que todo o Maçom deve procurar realizar. Ao contrário da Pedra Bruta, esta simboliza a perfeição, dado ser a pedra cujo Compasso e Esquadro demostraram estar perfeitamente talhada, quer em linhas, como em ângulos rectos, conforme as exigências construtivas do nosso Templo Interno, o qual exige que tenham superfícies polidas e arestas bem definidas.

Na verdade, uma pedra assim lavrada, representa o homem instruido e perfeito, que após ter desbastado os seus próprios defeitos, corrigido os seus desvios, dominou as paixões e abandonou os maus preconceitos tornando-se no homem perfeito, modelo da humanidade.

Sem comentários: